Data de publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Biografia, Livros

Capa do livro Fideralina Augusto Lima: política, papéis sociais, parentesco e educação sertanejaBiografar Fideralina enseja um estudo cujos diversos aspectos interessam a um amplo leque de leitores, sendo ainda um desafio ciclópico para o pesquisador.

Esta biografia se inspira, teórica e metodologicamente, nas lições da historiadora norte-americana Barbara Tuchman, consistindo em uma história narrativa, envolvente e segura. Fundamentando-se, igualmente, no modelo de biografia total de Jacques Le Goff, o autor não se esquiva, contudo, de levantar problemas de maior alcance, fazendo novos questionamentos à historiografia e à documentação consultadas, não se esquivando de respondê-los.

A biografia de Fideralina Augusto Lima ilumina não somente a personagem, mas, também, os costumes, os papéis sociais, a conduta do clero, o sistema de parentesco, a cultura política, o escravismo, a violência e vários outros aspectos da sociedade sertaneja do século XIX e das primeiras décadas no século XX.

AUTOR: Rui Martinho Rodrigues
COLEÇÃO DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS – Nº 213