Data de publicação: 15 de março de 2020. Categoria: História da Educação, Livros

Capa do livro História da educação: arquivos, documentos, historiografia, narrativas orais e outros rastrosHistória da educação: arquivos, documentos, historiografia, narrativas orais e outros rastros traz um conjunto de textos que foram apresentados no IV Encontro Cearense de Historiadores da Educação, que ocorreu em maio de 2005 no Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. Os textos aqui apresentados estão dispostos em uma sequência que agrupa alguma afinidade entre eles.

Inicia-se pela conferência de abertura que foi proferida pelo professor Wojciech Anorzej Kulesk, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, seguindo-se por trabalhos que tratam de aspectos teórico-metodológicos que estão entre aqueles que dão suporte a estudos em história da educação; história da educação e subjetividade; memória; identidade, narrativa e autobiografia; história local e epistemologia. Em seguida estão os textos que apresentam resultados de estudos sobre a educação nos séculos XIX e XX. Fechando a coletânea, apresentam-se estudos sobre afrodescendência.

ORGANIZADORES:
José Arimatea Barros Bezerra