Data de publicação: 28 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação, Livros

Capa do livro João Hippolyto de Azevedo e Sá: o espírito da reforma educacional de 1922 no CearáProfessora da Faculdade de Educação da UFC e pesquisadora visitante da Universidade de Colônia/Alemanha, em 1999, Maria Juraci Maia Cavalcante, ao investigar a famosa “Reforma Lourenço Filho” de meados do século XX se deparou com uma disputa ferrenha entre dois educadores: João Hippolyto de Azevedo e Sá e Joaquim Moreira de Sousa. Após avaliar a dimensão da luta travada entre os dois e percebendo o quanto ela foi importante para a História da Educação do Ceará, Maria Juraci Maia elegeu a “intriga” como eixo de sua narrativa.

Se hoje ela, a “intriga” entre os dois educadores, segundo a autora, caiu em esquecimento é porque repousa por entre papeis amarelecidos pelo tempo. Mas Maria Juraci, durante as suas pesquisas, ainda encontrou normalistas daquele tempo que lhe relataram fatos e relatos sobre o conflito travado entre os dois professores que dividiu o meio educacional do Ceará na década de trinta do século passado.

AUTORA: Maria Juraci Maia Cavalcante
ISBN: 85-7282-091-4