Liderança e empreendedorismo em perspectiva intercultural

Data de publicação: 27 de janeiro de 2021. Categoria: Administração, Livros

Capa do livro Liderança e empreendedorismoCriado em 2007, o programa de extensão Rede de Estudos e Pesquisa sobre Liderança e Empreendedorismo, Rinepe UFC, surgiu com o intuito de tratar do tema das micro e pequenas empresas em diversos contextos, especialmente no que tange à liderança e ao empreendedorismo, ao incentivo de atividades para a promoção desse segmento empresarial com estudos, pesquisas e aplicação de conhecimentos a partir de um diálogo interdisciplinar. O livro Liderança e empreendedorismo em perspectiva intercultural abrange os temas tratados no âmbito do programa Rinepe e outras preocupações de autores que se ocupam em desenvolver o conhecimento acerca desses temas com relevo na questão cultural. Isso significa a não redução de achados a nichos específicos ou uma simples transferência, sem considerar a relatividade cultural em nome de um efeito prático imediatista. A obra traz oito capítulos resultantes de pesquisas realizadas por seus autores em contextos nacionais específicos ou comparados e sete resenhas que sintetizam trabalhos de interesse para a área. Trata-se, portanto, de uma abordagem ampliada sobre o que se estuda e se pesquisa acerca da liderança, que é transversal a todo o livro. Compreensão conceitual, modelos de pesquisa, relação da liderança com o empreendedorismo e perspectivas de análises culturais como maiores preocupações dos textos que dão forma à obra, temas que se inter-relacionam entre as culturas ou a partir de uma uma cultura específica. A maneira como foram apresentados e dispostos os diferentes capitulos permite sua leitura também a partir de tópicos específicos.

Organizadores: Antonio C. R. Tupinambá, Francisco Gil Rodríguez
ISBN: 978-85-7282-713-3