Data de publicação: 28 de março de 2020. Categoria: Literatura, Livros

Capa do livro Lobo Antunes e Blanchot: o diálogo da impossibilidade (figurações da escrita na ficção de António Lobo Antunes)O projeto levado a cabo neste livro evoca o que ocorre numa conversa: para além de uma troca de pensamentos e informações que pertencem à dimensão do chamado “ajustamento imaginário entre dois saberes” tem lugar toda uma rede de apelos e modulações, constituindo o que Roland Barthes chama de “um corpo que procura outro corpo”. No caso em pauta, a ficção de Lobo Antunes procura o pensamento de Blanchot e, no mesmo movimento, a obra de Blanchot é potencializada, revigora-se por meio da palavra romance. Dito de outro modo, a linguagem da ficção assume não a função de informar, mas a de evocar, como preconizam inúmeras concepções em circulação graças ao pensamento de matriz estruturalista.

AUTOR: Cid Ottoni Bylaardt
COLEÇÃO DE ESTUDOS DA PÓS-GRADUAÇÃO