Maracatus no Ceará: sentidos e significados

Data de publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Artes, Livros

Capa do livro Maracatus no Ceará: sentidos e significadosEm Fortaleza, capital do Estado do Ceará, há o bairro Jardim Iracema, onde se localiza uma associação dirigida por militantes negros. É a Associação Cultural e Educacional Afro-Brasileira Maracatu Nação Iracema, que desenvolve atividades voltadas para o bairro, como cursos profissionalizantes de corte e costura, música, dança afro, manuseio de tambores, de culinária, bem como reuniões destinadas a discutir a militância negra.

A associação realiza também caminhadas, procissões e a missa afro, celebrada, anualmente, no mês de novembro, na paróquia do Jardim Iracema. Entre todas as atividades mencionadas, a preparação do maracatu Nação Iracema se apresenta como a mais importante, sendo entendida por seus dirigentes, os mesmos da associação, como representativo do negro no Ceará e propiciador da “valorização da cultura afrodescendente”.

AUTORA: Danielle Maia Cruz
ISBN: 978-85-7282-423-1