Data de publicação: 8 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Políticas

Capa do livro Memórias de luta: ritos políticos do movimento estudantil universitário (Fortaleza, 1962-1969)Edmilson Alves Maia Jr. começou a pensar em sua tese de mestrado depois que leu o livro Brasil: tortura nunca mais. Ali, o autor deste livro, Memórias de luta: ritos políticos do movimento estudantil universitário, se deparou com um mundo cruel no qual os militares, depois de terem assumido o poder em 1964 e declarado o AI-5 em 1968, se sentiam não só os donos do Brasil. A impressão que passavam era a de que eram os donos da América Latina porque, como as ditaduras militares apareciam em toda parte e eles se aliavam para mais fortemente se manter no poder, nada podia se opor a eles.

Ainda que as teses de mestrado que tratam deste assunto, ditadura militar, geralmente se concentrem no sudeste, Edmilson Alves Maia Júnior, apesar de ser professor da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, resolveu fazer o contrário. Decidiu escrever sobre a ditadura militar no Ceará e não no Rio de Janeiro ou São Paulo.

Foi assim que surgiu este livro que, de tese de mestrado, se tornou uma edição bem cuidada na qual o autor, para melhorar mais ainda as suas afirmações, acrescentou, ao lado dos textos, fotografias das décadas de sessenta e setenta com estudantes fazendo passeatas com faixas e cartazes no centro da cidade de Fortaleza.

AUTOR: Edmilson Alves Maia Júnior
ISBN: 978-85-7282-291-6