Meta-heurísticas e programação paralela em otimização combinatória

Data de publicação: 15 de março de 2020. Categoria: Informática, Livros

Capa do livro Meta-heurísticas e programação paralela em otimização combinatóriaNeste livro são apresentadas técnicas para resolver problemas de otimização e combinatória que, devido suas complexidades, não existem algoritmos convencionais que forneçam soluções exatas num tempo admissível. As meta-heurísticas descritas correspondem a algoritmos que fornecem boas soluções para modelos clássicos, como o problema do Caixeiro Viajante, o Problema da Mochila, do Escalonamento de Tarefas e do Empacotamento, entre outros.

A análise dos resultados obtidos, através de comparação com outros métodos e da medição do tempo computacional, permite mostrar a eficiência do uso das meta-heurísticas Tabu Search (busca tabu), Simulated Aennealing (têmpora simulada) e Genetic Algorithms (algoritmos genéticos). Tópicos de pesquisa operacional, estratégia de busca, heurísticas, complexidade de algoritmos, grafos e computação de alto desempenho são aqui abordados com implementação e testes em computadores, tanto de forma sequencial, como através do uso de ferramentas de programação paralela.

AUTOR: Gerardo Valdisio Rodrigues Viana
ISBN: 85-7282-039-6