O catolicismo no Brasil: um campo para a pesquisa social

Data de publicação: 30 de março de 2020. Categoria: Livros, Sociologia

Capa do livro O catolicismo no Brasil: um campo para a pesquisa socialPRODUTO ESGOTADO

Estudo pioneiro do grande antropólogo, que trata do catolicismo do Brasil, de modo particular, encarando-o de um ponto de vista predominantemente sociólogo, em face ao grande interesse que existe nas ciências sociais pelos estudos da religião. Escrito em 1955, este trabalho permanece insuperado, sobretudo pela sua postura metodológica.

O autor faz um “cadastro” completo do catolicismo no país e procura saber como o mesmo é realisticamente. O texto se insurge contra o uso de certos estereótipos como “ignorância religiosa” e quebra uma lança a favor de um estudo sério do catolicismo praticado pelas camadas populares em relação ao problema da penetração das seitas, que tanto ocorre em nossos dias.

AUTOR: Thales de Azevedo
COLEÇÃO NORDESTINA – Nº 26