O Colégio Salesiano em Juazeiro do Norte e projeto educacional de Padre Cícero

Data de publicação: 15 de março de 2020. Categoria: História da Educação, Livros

Capa do livro O Colégio Salesiano em Juazeiro do Norte e projeto educacional de Padre CíceroEste livro trata da história de criação de um colégio para a juventude em Juazeiro do Norte como parte do projeto educacional do Padre Cícero Romão Batista, situada entre os anos 1930 e 1970. Para tanto, compreende que não é suficiente fazer tão somente um apanhado institucional de concepções e práticas pedagógicas, porque está vinculado à história da cidade onde se estabeleceu. Afinal, estudiosos importantes de sua história entendem Juazeiro como um fenômeno social, e milhares de romeiros que para ela foram atraídos em percurso secular e a tomam como uma nova Jerusalém.

Sua fama corre pelo Brasil e mundo afora. O milagre que lhe deu origem foi tratado como uma questão de interesse internacional, com a qual se ocupa o Vaticano até hoje. O crescimento econômico gradativo, passo a passo com a incansável efervescência de sua religiosidade popular, traz à cidade muitos curiosos, em especial, historiadores e antropólogos estrangeiros.

AUTORA: Núbia Ferreira Almeida
COLEÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO