O drama barroco dos exilados do Nordeste

Data de publicação: 8 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Políticas, Livros

Capa do livro O drama barroco dos exilados do NordesteO tema central deste livro, segundo a autora, Lucili Grangeiro Cortez, é a compreensão, por parte do leitor, da trajetória política dos exilados nordestinos na construção da memória do exílio. O assunto, inicialmente, foi objeto de tese de doutorado.

Pesquisar a trajetória política de exilados do nordeste brasileiro em decorrência da instauração da ditadura militar (1964-1984) como personagens de um “drama barroco” pode ser considerado uma “aventura” ou uma “viagem”, pois ao escrever Origem do drama barroco alemão, Walter Benjamin foi criticado por analisar um tipo de teatro que não mais existia.

Adotando o drama do barroco como alegoria, no entanto, a autora buscou compreender a ditadura militar no Brasil pois, para ela, este drama tem como objeto e conteúdo a História e trata de questões de Estado e do poder.

AUTORA: Lucili Grangeiro Cortez
ISBN: 85-7282-176-7