Olimpo, Olímpia e jogos olímpicos

Data de publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Artes, Livros

Capa do livro Olimpo, Olímpia e jogos olímpicosNesta obra do Dr. José Roberto, os leitores são convidados a viajar pela mitologia grega e conhecer como, na Grécia antiga, os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram inspirados pelo aristocrata e educador da Sorbonne-Paris, o Barão Pierre de Coubertin.

O autor resgata a história desde a importância do Monte Olimpo, local habitado pelos deuses da Grécia antiga, passando por Olímpia, um dos locais principais dos Jogos Helênicos, e descreve com absoluta nitidez o que seriam os Jogos Olímpicos daquela ocasião.

São retratados também os Jogos Heranos (em homenagem à deusa Hera), com as primeiras participações de mulheres como atletas, o que nos dias de hoje é muito incentivado pelo movimento olímpico internacional.

Temos também, ao longo desta narrativa, a descrição dos mensageiros que três meses antes de cada competição anunciavam a paz entre os povos e a integração, através do livre trânsito, o que, traduzido para os dias atuais, nada mais é do que o programa da tocha olímpica que se inicia noventa dias antes dos jogos e percorre o mundo inteiro anunciando o grande evento olímpico.

No âmbito da medicina e do desporto físico, já se sabia que a preparação física realizada para os jogos e a competição em si eram ferramentas importantes para a promoção da saúde.

AUTOR: José Roberto Campos de Barros
ISBN: 978-85-7282-682-2