Data de publicação: 28 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação, Livros

Capa do livro Pedagogia terapêutica: diálogos e estudos luso-brasileiros sobre João dos SantosA ruptura epistemológica que João dos Santos fez no campo da Saúde Mental Infantil radicou na ideia de que a luta em prol da aventura da evolução saudável da criança só será possível, através de um novo paradigma científico, que inter-relacione os saberes e as práticas que a tornam possível, oriundos da medicina, psicologia e pedagogia, o que lhe abriu caminho para a fundação da sua Pedagogia Terapêutica.

Esta aproximação interdisciplinar favoreceu o desenho de uma abordagem nova, com vista a recuperar na criança falhas precoces do seu desenvolvimento, o que pressupõe a sociedade no seu conjunto imbuída da preocupação com a sorte da criança. Trata-se de uma abordagem científica e cultural, aprofundada pela psicanálise, que pensa a evolução do ser humano à luz das suas mais arcaicas raízes filogenéticas e etológicas.

ORGANIZADORES:
Patrícia Helena Carvalho Holanda