Data de publicação: 1 de fevereiro de 2020. Categoria: Ciências Agrárias, Livros

Capa do livro Plantas medicinais: guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil (3ª edição)PRODUTO ESGOTADO

Estudantes e profissionais de saúde vão encontrar neste livro informações teóricas e práticas, fidedignas, sobre fitoterapia. Dividido em cinco capítulos, o primeiro deles versa sobre fitoetnologia e contém um glossário de termos de medicina popular nordestina além de um guia fotográfico que facilita a identificação de cem plantas usadas na medicina popular nordestina.

No capítulo dedicado a fitotoxicologia, o autor mostra ao leitor as intoxicações que são causadas por plantas de uso medicinal no Nordeste e seus constituintes tóxicos. A fitoterapia é apresentada em outro capítulo com comentários sobre os novos rumos de pesquisa e da utilização terapêutica das plantas medicinais no século XXI.

O livro compreende ainda 105 monografias que dão informações sobre 131 espécies selecionadas dentre várias outras citadas pela medicina popular e que são consideradas realmente medicinais pela ciência. Cada monografia traz o nome popular da planta na designação científica apresentando, ainda, uma descrição ilustrada da planta e explicações sobre suas propriedades e indicações.

AUTOR: F. J. de Abreu Matos
ISBN: 85-7485-008-X