A Construção do Amanhã: as origens da universidade federal do Ceará

Data de publicação: 30 de junho de 2022. Categoria: História da Educação, Livros, Livros Digitais

Olhar para a história como um espelho do que virá. Esse é um dos objetivos que devemos ter em mente ao nos debruçarmos sobre imagens e escritos históricos. Promover uma conexão entre os impalpáveis passado e futuro é essencial para compreendermos a tangibilidade do nosso presente e, assim, traçarmos qual percurso devemos trilhar. É justamente a proposta dessa narrativa: propiciar ao leitor uma viagem ao nascedouro das iniciativas que culminaram na instalação da primeira universidade no Ceará. Partimos do contexto de final do século XIX e início do século XX, quando intelectuais e uma incipiente burguesia urbana na Fortaleza Belle Époque organizaram-se para a instalação do ensino jurídico na capital. Em seguida, imergimos nas décadas iniciais do século passado, nas quais os ideais sanitaristas, fortalecidos por princípios de ordenamento urbano, movimentaram o campo da saúde, resultando na formação superior em Farmácia e Odontologia. Avançamos nos debates sobre a inovação no meio rural que fomentaram o desenvolvimento de estudos e pesquisas agrícolas no estado e chegamos até meados do século, período em que o modelo universitário brasileiro ganhou corpo, ladeado à expansão das faculdades médicas. No clímax desse processo de elaboração de um cenário acadêmico está a criação da Universidade do Ceará, em 16 de dezembro de 1954. Foi instituída com a promulgação da Lei nº 2.373/54, sancionada pelo presidente da República João Café Filho. Foi composta, inicialmente, a partir da reunião de quatro relevantes instituições no campo da educação cearense: a Faculdade de Direito do Ceará (1903), a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará (1916), a Escola de Agronomia do Ceará (1918) e a Faculdade de Medicina do Ceará (1948). A escolha do reitorado inaugural se deu em 7 de abril de 1955, quando foi definido como reitor, em sessão do Conselho Universitário, o Prof. Antônio Martins Filho, da Faculdade de Direito. Em 25 de junho do mesmo ano, no Theatro José de Alencar, foi realizada a cerimônia de instalação.

Dados do livro

Autores: Cristiane Pimentel e Marco Fukuda
ISBN: 978-65-88492-90-1
Ano: 2022