Caldeirão: saberes e práticas educativas

Data de publicação: 15 de março de 2020. Categoria: História da Educação, Livros

Capa do livro Caldeirão: saberes e práticas educativasPRODUTO ESGOTADO

O fenômeno educativo do movimento sociorreligioso destacado neste livro emerge no sertão do Ceará, na cidade do Crato, na região do Cariri. É lá que a comunidade do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço, construiu um “oásis” em meio à caatinga, assim como uma nova visão de mundo, que procurava se distanciar daquela que dominou a paisagem do sertão cearense entre os séculos 19 e 20 e, por isso mesmo, foi violentamente esmagado. Assim, o livro é uma oportunidade que as autoras nos oferecem de demonstrar o caráter contraditório da produção da existência humana.

AUTORAS:
Célia Camelo de Sousa