Artes do sentir: trajetórias de vida e formação
Data da publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Artes, Livros
Neste livro, docentes e discentes do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas – DIAFHNA, unindo a alguns convidados muito especiais, apresentam reflexões e resultados de pesquisas que, fundamentalmente, tratam do aprendizado do sentir nos processos de pesquisa, formação e de intervenção social em que estão ou estiveram envolvidos. Dados do Livro ORGANIZADORA: Ercília […]
Gestão escolar: saber fazer
Data da publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Administração Escolar, Livros
A obra sinaliza a dimensão de que, mesmo sendo o caso de se questionar a pedagogia, não escapamos de a valorizar. Se aprendizagem parece ter-se tornado o tom maior do século XXI, a forma mais próxima é a pedagogia. Ademais, se nos preocuparmos com a inclusão digital, nenhuma parece mais promissora que aquela que se […]
Gestão escolar municipal: avanços e retrocessos
Data da publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Administração Escolar, Livros
Esta é mais uma publicação do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes de Sergipe, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Com o título aparentemente despretensioso, este livro traz à tona um dos grandes problemas da gestão dos […]
Gestão democrática da construção de uma proposta curricular no ensino público: a experiência de Aracaju (2ª edição)
Data da publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Administração Escolar, Livros
Este livro resulta da pesquisa que teve como objetivo avaliar a experiência de Construção Coletiva da Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de Aracaju (Sergipe), realizada no período de 1989 a 1992, sob a ótica da gestão democrática com que foi conduzida, considerando inclusive a questão da assimilação/explicitação do trabalho como princípio educativo que representou […]
Administrador escolar – especialista ou educador?: uma análise a partir do caso sergipano (2ª edição)
Data da publicação: 28 de janeiro de 2020. Categoria: Administração Escolar
Ao reconstituir um período de aproximadamente 40 anos de estudos e pesquisas sobre a formação e o trabalho do professor, e, nele, do administrador escolar, a autora exerce um duplo inventário: da categoria e dela própria. Nesse duplo inventário, o livro revela-nos como a autora, mediada por sua formação nos cursos de mestrado e doutorado, […]