Modos de brincar, lembrar e dizer: discursividade e subjetivação

Data de publicação: 28 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação, Livros

Capa do livro Modos de brincar, lembrar e dizer: discursividade e subjetivaçãoModos de brincar, lembrar e dizer é uma iniciativa do grupo de pesquisa LUDICE, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC. Os trabalhos aqui reunidos estão organizados em dois eixos. O primeiro é focado nos “modos de brincar” que, enquanto tais, constituem os “modos de ser”. Na segunda parte estão os “modos de fazer” instituídos pelo “dizer”.

A pesquisa, como esforço para tecer diálogos com a heterogeneidade de aportes que o cenário educativo convoca, tem traçado para o LUDICE um percurso no qual transitam a abordagem sócio-histórica das práticas lúdicas, o aporte dos estudos culturais em educação e a teoria enunciativa da linguagem, de modo que os trabalhos aqui apresentados, que se inspiram no círculo de Bakhtin, reconhecem nas práticas discursivas uma mediação incontornável das práticas sociais.

ORGANIZADORES:
Maria de Fátima Vasconcelos da Costa