Partir, permanecer, regressar: estudantes cabo-verdianos entre Brasil e Portugal

Data de publicação: 18 de janeiro de 2020. Categoria: Educação, Livros

Este livro é resultado de uma pesquisa de doutorado, defendida em 2013, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estudantes cabo-verdianos do ensino superior do Brasil e em Portugal.

A partir dos relatos sobre condições de acolhimento, conflitos identilários e étnicos-raciais “fora de lugar” e expectativas de retorno ao país de origem, reflete sobre a produção de novas identidades. Observa em que medida o processo de vir para o Brasil se distingue da ida para Portugal, afetando de diferentes maneiras os projetos de vida e profissionais dos jovens cabo-verdianos.

AUTORA: Daniele Elleru Mourão
ISBN: 978-85-7282-754-6