Adolescer para a Vida: Diálogos e Vivências

Data de publicação: 23 de fevereiro de 2020. Categoria: Educação, Livros Digitais

Capa do livro Adolescer para a Vida: Diálogos e VivênciasO livro Adolescer para a vida: diálogos e vivências é fruto da experiência de alunos do Curso de Serviço Social do IFCE, Campus Iguatu, com adolescentes de escolas públicas de ensino fundamental e médio, por meio da extensão universitária. Representa uma integração buscada explicitamente pelo coletivo de educadores comprometidos, não somente, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com seu trabalho acadêmico e profissional, mas também com a conexão do sistema federal de educação com as redes de educação pública das esferas estadual e municipal, integrando a formação pública numa unidade de rumo emancipadora..

O trabalho materializado nesta obra incide na necessidade de ampliar a formação dos estudantes para aspectos que permeiam o cotidiano social – no entanto sem espaços de aprofundamento, em razão da multiplicidade de fatores que interferem no dia a dia da família e da escola – para que os adolescentes possam refletir, se posicionar e agir sem os modos intolerantes, preconceituosos ou pejorativos, expressos por meio de aspectos arraigados da cultura dominante. Esses elementos culturais tradicionais, de caráter retrógrado em relação aos avanços humanistas, pluralistas e vinculados à cultura da tolerância e inclusão, constituem foco de debates muito em voga atualmente no Brasil.

Este volume conforma uma coletânea de artigos com relatos de experiências advindas das oficinas realizadas por meio de dois projetos acadêmicos, um de intervenção, intitulado De Mano para Mano #AdolescênciaSaudável, e outro de extensão, com o título Adolescer para o mundo: promoção do autocuidado e desenvolvimento de cidadania. Estes projetos, embora tenham como foco a área da saúde, não se limitam a esta, assumindo um escopo de transversalidade com caráter interdisciplinar, revelando-se espaços de promoção de aprendizagens socioculturais significativas e emancipadoras, uma vez que estimulam a reflexão e o posicionamento dos estudantes de modo a garantir sua autonomia.

LIVRO DIGITAL: Download Gratuito da Obra

Dados da obra

Autores: Adriana Alves da Silva, Elenilce Gomes de Oliveira, Jerciano Pinheiro Feijó, Myrla Alves de Oliveira.(Organizadores)
Numero de páginas: 193